Sombras Chinesas
As sombras Chinesas foram o primeiro boneco utilizado para o teatro há cerca de mil anos. São figuras recortadas, presas por arames encostadas a um ecrã que deixe passar a luz.
Arte Rupestre
É um dos termos mais antigas para representar a arte gravadas nas cavernas, paredes rochosas ou telas, tentam representar a natureza, a caça e o quotidiano com muitas cores para exprimir a realidade.
Lanterna Mágica
Câmara Escura
Niépce e a primeira "Heliografia"
O Instantâneo Fotográfico
Lanterna Mágica
É uma caixa óptica que proteja sobre uma tela branca, numa sala escura, imagens pintadas sobre uma placa de vidro.
Câmara Escura
A Câmara Escura foi a primeira descoberta importante para a fotografia. Com Aristóteles ao observar a imagem do sol, durante um eclipse parcial, verificou que a imagem se projectava no solo, no chão em forma de meia-lua sendo que os seus raios passavam por um pequeno orifício entre as folhas. Quanto menor fosse o orifício mais nítido era a imagem.
Niépce e a primeira "Heliografia"
Foi um inventor Francês que começou com experiências fotográficas, mas sem grande sucesso porque as imagens desapareciam depressa. Através da experiência que fez com alguns produtos atingidos pela luz solar, forma uma imagem fotográfica.
Evolução da técnica do registo
Gaguerre foi o primeiro a conseguir a imagem fixa da acção directa da luz. Talbot com Daguerre descobre o segredo da imagem latente. Talbot construiu uma pequena câmara escura,, era carregada com papel e tinha que estar exposto de meia me meia hora.
O Instantâneo Fotográfico
Ao contrário de Daguerre, Archer desenvolveu um processo chamado colódio que é o processo negativo de alta qualidade produzido após a exposição de apenas alguns segundos.
A Invenção de Maddox
Maddox inventou a película sensível à luz e flexível, à base de gelatina e brometo de prata. Revolucionou assim as câmaras fotográficas no tamanho e no formato. Com a descoberta do solo abriu-se uma nova época para a fotografia.
Eastman
Eastman inventou o rolo do filme e fundou a Kodak, ajudando assim a trazer a fotografia. Os principais conceitos para criar o nome Kodak era que tinha que ser curto, não podia ser mal pronunciado e não podia estar associado a algo diferente de si mesmo.
O Início do Cinema
Desenvolveu novas técnicas de equipamentos e químicos
conforme as necessidades, projetando assim em sucessão rápida imagens que
simulava o movimento.
Esta invenção é considerada a invenção do cinema.
Os irmãos Lumiére – 1º projeção
publica
Os irmãos Lumiére foram os inventores do cinema, sendo
muitas vezes referidos como pais do cinema.
Fizeram a primeira projeção pública.
Cinema documental
É um
género cinematográfico que se carateriza pelo compromisso com a exploração da
realidade, o que não significa que representa a realidade tal como ela é.
Mélies e o cinema fantástico
Realizou vários filmes, e ficou conhecido com “viagem á
lua”.
Foi considerado o pai dos efeitos especiais, utilizava
efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos.
Edison – Principio do cinema sonoro
Edison conseguiu gravar o som pela primeira vez,
utilizando o ditafone, o ditafone foi o aperfeiçoamento que funcionava como uma
secretária eletrónica, permitia a gravação de discurso e memorandos.
Pathé e Gaumont
Estes dois promoveram aquilo que se tornou na maior empresa de fotografia. Em 1894 criaram uma fábrica de vitrola. O sucesso industrial começou quando eles viram as oportunidades oferecidas pelo novo entretenimento e sobretudo pela indústria cinematográfica. Começaram a produzir curtas-metragens em 1897 e a fabricar o seu próprio equipamento.
O cinema americano e as novas narrativas
Griffith e Porter foram considerados os pais da gramática cinematográfica apesar de só ter feito dois filmes sonoros. Ficaram mais conhecidos pelo seu filme “O Nascimento de uma Nação” que apesar de ser muito popular expressava a visão racista da época.
Cinema expressionista alemão
Foi através do cinema alemão que surgiu os filmes de terror.
O horror, o fantástico e o crime surgiram com o
expressionismo.
Arts and Grafts
O líder deste movimento chama-se William Morris que sempre
lutou pela defesa de arte “feita pelo povo e para o povo”, a ideia era a de que
o operário se torna artista e pudesse conferir valor estético ao trabalho
desqualificado da indústria.
Design e comunicação
Surgiu no sec. XIX. Começa a haver uma preocupação com o
design da comunicação. O design consiste num processo técnico e criativo
relacionando com a configuração, a conceção e a elaboração.
Existe a comunicação verbal e não verbal.
Modernismo
O modernismo é o conjunto de movimentos culturais,
escolas e estilos que premiaram as artes e o design da primeira metade do sec.
XX.




















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